120 ANOS

20-09-2015 00:00

 

 

Celebrar 120 anos dos Bombeiros de Almoçageme é celebrar a dedicação de 4 a 5 gerações desta comunidade que se junta e une em redor dos valores que transformaram estas aldeias do limite ocidental de Sintra num exemplo contínuo de solidariedade. São muitos Bombeiros, muitos Comandantes, muitos Dirigentes Associativos que nos trouxeram até ao dia de hoje. São muitas lutas, muitos esforços, muito trabalho de quem apoiou, persistiu e construiu abnegadamente esta Associação para honrar a generosidade e coragem desta Corporação de Bombeiros, quase todos voluntários, que todos os dias, ao longo de 120 anos, estiveram sempre dispostos a sacrificarem-se para socorrer a nossa população e estar na linha da frente na protecção da nossa serra, a Serra de Sintra.

 

Nós, esta Direcção, só cá estamos nos últimos quatro anos.

A cumprir a missão que nos foi confiada.

Somos novamente uma associação de boas contas, com um grau elevado de operacionalidade, com um parque de viaturas renovado, uma central de comando e comunicações nova, equipamentos de protecção individual da mais alta qualidade para todos os nossos bombeiros ( de que fomos pioneiros a nível nacional ), um Centro de Formação Operacional inaugurado este ano que nos garante a excelência na formação( de que são exemplo a Unidade Local de Formação da Escola Nacional de Bombeiros e as parcerias que estabelecemos para a formação prática do curso de protecção civil da EPAV ) e o serviço à comunidade.

O serviço à comunidade que nunca esquecemos porque é dela, da nossa comunidade, que emergimos. Por isso nos esforçámos por construir um novo Centro Clínico, um novo Centro de Fisioterapia e uma Farmácia, um equipamento que Almoçageme tinha perdido e que liderámos para o recuperar para proporcionar apoio farmacêutico de proximidade à aldeias da nossa área de intervenção. Assim como já estamos na linha da frente para a prestação do serviço Táxi Social e no apoio ao programa Farmácia Acessível, para permitir que os que mais necessitam tenha acesso à medicação de que necessitam.

 

MAS QUEREMOS MAIS.

Porque, mesmo com as boas contas que nos regulam a vida económica desta associação todos os dias, depois de pagar todas as contas que fazemos questão de saldar todos os meses, sobram-nos poucos euros na tesouraria.

Porque vivemos numa área com pouca população, poucas empresas, que tem mais árvores que pessoas.

Não nos importamos. Mas precisamos de construir meios que criem um desafogo estrutural que garanta que a nossa Corporação de Bombeiros possa enfrentar com sucesso as circunstâncias difíceis que sempre aparecem.

Para ultrapassar este garrote da nossa dimensão de recursos, que só nos permite ter a cabeça fora de água, elaborámos um projecto, sustentado juridicamente numa decisão da Assembleia Geral da nossa Associação, investimos em veículo e equipamentos de apoio a trabalhos florestais, para cumprir três objectivos simultâneos: programa de prevenção activa sistemática contra incêndios na Serra de Sintra, prestação de serviços na área do ambiente por parte da AHBVA e  economia de meios para as instituições que gerem  a àrea florestal e o Património Cultural da nossa Serra.

Apresentámos o projecto à CMS, foi acarinhado e incentivado.

É um trabalho consistente, com gestão técnica do nosso Comandante, que irá garantir, a médio e longo prazo, uma protecção mais eficaz contra incêndios na Serra de Sintra através de trabalhos de prevenção, hoje obrigatórios de acordo com a legislação aplicável.

A nossa expectativa é positiva.

Dar-vos-emos notícia mais precisa do que vier a acontecer.

 

FAZEMOS 120 ANOS NO MESMO ANO QUE A PAISAGEM CULTURAL DE SINTRA, O NOSSO PATRIMÓNIO MUNDIAL, FAZ 20 ANOS.

Não é muito difícil perceber o que esta dentro dos 20 anos de Sintra Património Mundial.

Está lá o Promontorium Magno, o nosso Cabo da Roca,  que impressionou o romano Plínio, O Antigo.

Está lá a “complexa realidade humana que se traduziu na continuada fixação, mistura e convivência, num mesmo território, de gentes oriundas de diferentes países e climas, está lá uma Romanidade onde se misturam populações provindas de quase todas as províncias do Império Romano, a Sintra visigótica, muçulmana, judaica e moçárabe”,  a Sintra de todas as Dinastias portuguesas;

Estão lá a Igreja da Ulgueira, a Igreja do Penedo, as ruínas da Ermida Medieval de São Saturnino, a Ermida da Peninha, o Santuário pré-histórico de Andro Nunes, o Tholos do Monge, os dezanove séculos da Villa Romana de Santo André de Almoçageme, o Santuário romano consagrado ao Sol, à Lua e ao Oceano no Alto da Vigia, a Convento dos Capuchos, a Pista de Fósseis da Praia Grande, o Fojo e a Pedra de Alvidrar, o Cabo da Roca. Todo este património só na nossa área de intervenção. Respeitados o potenciados pela boa gestão dos Parques de Sintra / Monte da Lua.

ESTÃO LÁ, NOS 20 ANOS DE SINTRA PATRIMÓNIO MUNDIAL, AS COMUNIDADES DESTAS ALDEIAS OCIDENTAIS À BEIRA MAR PLANTADAS. COMUNIDADES QUE SEMPRE VIVERAM EM EQUILÍBRIO COM UMA SERRA QUE ERA FUNDAMENTAL PRESERVAR PARA GARANTIR A SUA VIVÊNCIA E SEGURANÇA.

E ESTÃO LÁ OS QUE SEMPRE SE SACRIFICARAM PARA AS PROTEGER E A SERRA QUE AS ACOLHE.

ESTÃO LÁ OS 25 MILITARES DO REGIMENTO MORTOS A DEFENDER A SERRA DE SINTRA CONTRA UM INCÊNDIO IMPLACÁVEL.

ESTÃO LÁ OS 120 ANOS DOS BOMBEIROS DE ALMOÇAGEME

E ESTÃO LÁ OS BOMBEIROS QUE HOJE, SEMPRE PRESENTES, ESTÃO TAMBÉM SEMPRE EM ESTADO DE PRONTIDÃO PARA GARANTIR A PROTECÇÃO DAS PESSOAS E DOS SEUS BENS, E A PRESERVAÇÃO DE UM PATRIMÓNIO MUNDIAL QUE TANTO NOS ORGULHA.