ORÇAMENTO AHBVA 2012

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JANEIRO

Reunião de emergência do Secretariado no dia 2 de Janeiro: a Federação Distrital dos Bombeiros comunicou que a ARS não cedeu às revindicações apresentadas, pelo que se manteve a greve programada para iniciar em 4 de Janeiro de 2012. 

Aumento da Conta a Prazo da AHBVA para 50.000 €, com a transferência do valor de 15.100 € da conta à ordem da CGD para a conta a prazo do Montepio: aprovado por unanimidade.

Comunicações Móveis dos elementos do Quadro de Honra: feito a análise da situação ( x pax ) decidiu-se manter a oferta dos telemóveis  existentes aos membros do Quadro de Honra da AHBVA até ao termo daa vigência dos actuais contractos. Aprovado por unanimidade.

Quotização: débito directo em conta. As condições para débito directo são = 1.000 € para autorização do serviço à SIBS; 100 € por mês ao banco para prestação do serviço; 1% da receita obtida por prestação do serviço. A Direcção deliberou negociar com a CGD as mesmas condições actuais ( 2% facturação com o BPI ). Se não aceitarem prescindimos da contratação deste serviço, mantendo o existente no BPI.

Relatório Gestão 2º semestre de 2011 : apresentação ao Conselho Fiscal da AHBVA.

Aprovado o agradecimento ao Presidente da Assembleia Geral da AHBVA, Prof. Correia de Campos, por ter recebido na nossa sede a SRM Almoçageme, por ocasião do seu 120º. Aniversário, no passado dia 1 de Janeiro de 2011

Suspensão da Greve ao Serviço de Ambulâncias: as dez Associações de Bombeiros da Amadora e Sintra retomaram no dia 5 de Janeiro o transporte de doentes não urgentes, na sequência de um acordo transitório alcançado com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). O acordo só é válido até que sejam conhecidas as conclusões do grupo de trabalho nomeado pelo Ministério da Saúde - no máximo 60 dias. A ARSLVT aceitou retomar os valores anteriores a 1 Novembro de 2011, quando entrou em vigor a nova plataforma de doentes. Este acordo provisório, embora mantenha deficitário a prestação do serviço, atenua os actuais prejuízos.

Centro Clínico: marcação da inauguração oficial para o dia da Assembleia Geral em Março de 2012.

Cronograma Obras : as obras do Centro Clínico e do Centro de Fisioterapia têm de estar concluidas antes do termo do fecho de Contas de 2011

Orçamento 2012 : aprovado por unanimidade com as alterações incluídas na reunião da Direcção. Aprovaram-se simultaneamente os seguintes Critérios de Gestão Orçamental :

    i)  Controlo Orçamental Trimestral

    ii) Só despesas com receita assegurada

    iii) Requisições previamente validadas para cabimento orçamental

    iv) Contas de Exploração Mensal de Serviço Ambulâncias, Quotizações e Centro Clínico.

Quotização 2012:

    i) decidiu-se manter os valores de 2011

    ii) objectivo de receita de quotas para 2012 : 30.000 €

    iii) análise da criação da quota familiar : decidiu-se continuar a analisar a sua viabilidade para eventualmente apresentar à AG da AHBVA

    iv) débito directo em conta : a análise de avaliação custo/benefício da proposta do BES ( a confirmar ) serve os interesses da AHBVA.

Gestão de Contas Bancárias : decidiu-se a abertura de Conta Poupança na CGD, destinada a receber participações mensais geradas pela tesouraria da AHBVA

Para cumprir o estipulado nas normas que obrigam à certificação do novo Centro Clínico pela ERS, aprovou-se as novas denominações para os preços das consultas a efectuar no Centro Clínico :

    i) Sócio Efectivo

    ii) Consulta + Quota Social ( valor suplementar para a AHBVA ).

Programa de Eventos 2012. Devido à necessiade de angariar verbas adicionais para o exercício de 2012, decidiu-se programar um conjunto de seis eventos no decorrer do ano, cuja receita apoiará a prestação de serviços à comunidade por parte da AHBVA. 

    Fevereiro / Março : Noite de Fados

    Abril:  BTT

    Junho: Baile de Bombeiros

    Agosto : Festa dos Bombeiros

    Outubro : Restaurante da Festa da Nª Srª da Graça

    Dezembro : Noite de Fados

Aprovação da deliberação da Assembleia do Secretariado das AHBV de Sintra e Amadora ,de 18 de Janeiro de 2011, na qual nomeia o Presidente da AHBVA como Coordenador do Secretariado das AHBV de Sintra e Amadora

Livro de Ponto :  Em cumprimento da legislação em vigor, a partir de 1 de Fevereiro de 2012 haverá Livro de Ponto para registo diário das horas de trabalho dos funcionários, operacionais e civis, da AHBVA; Isenção de Horário : devido à tipologia de trabalho que desempenham, é atribuída isenção de horário ao Oficial de Dia e às funcionárias civis da AHBVA.

Aprovação da proposta do BES para criação de Conta para aplicação do Sistema de Débitos Directos.

Festa da Nossa Senhora da Graça: Apresentação do Mapa de Exploração Final ( facturação, custos operacionais, resultado líquido ) e Assinatura da acta de aprovação das contas da Comissão de Festas de 2011.

Aprovado o  novo preço para o serviço de transporte de água com o novo veículo (capacidade 12.000 lts.):

    i) 95,00 € para sócios e 115€ para não sócios na Área de Actuação Própria,

    ii) 105,00 € para sócios e de 125,00€ para não sócios fora da Área de Actuação Própria.

Serviço de Águas: a Direcção decidiu que o fornecimento gratuito de água só será efectuado por motivos de força maior. Em caso de solicitação deste serviço, será analisado caso a caso.

Extensão da Central Telefónica para o Centro Clínico: proposta Fonotel. Aprovada a ampliação de 10 linhas para o CC.

Actividades Desportivas

    a)  Recepção da Taça de Campeões da 2ª Divisão Distrital de Andebol em Juvenis. (Gala dos 80 Anos da Associação de Andebol de Lisboa)

    b)  Contas de Exploração:

            i) em 2010 a conta de exploração do Centro Desportivo teve um deficit de 23.870,52 €;

            ii) em 2011 a conta de exploração do Centro Desportivo teve um deficit de 6.556,36 €.

    c)   Devido a conflito de datas com evento similar da CMS, decidiu-se adiar a 1º Passeio BTT dos Soldados da Paz para Maio ou Junho de 2012

 

FEVEREIRO

Estabelecido um programa de acções com a Direcção da A G Sarrazola

    i)   Formação Externa AHBVA/Emerge de Suporte Básico de  Vida para os funcionários da Escola na semana antes da Páscoa

    ii)   Dia do Bombeiro, com actividades multidisciplinares, para os alunos do 5º ano, na última semana aulas do 2º  período, entre 19 e 23 de Março

    iii)   Acção de Sensibilização Andebol, com as equipas profissionais da AHBVA, na última semana aulas ( Junho )

Marcação da Assembleia Geral da AHBVA : aprovou-se a data de 16 de Março de 2012. A convocação da AG da AHBVA, acompanhada dos devidos documentos contabilísticos, será efectuada em 28 de Fevereiro de 2012.

Aprovada a actualização a lista dos operacionais e dos membros dos corpos sociais para efeito de Seguro da CMS.

Aprovada a proposta do PAABV para o exercício de 2012 a apresentar à Câmara Municipal de Sintra.

Aprovada a venda do veículo VRCI à AHBV de Aveiro-Novos, pelo valor de 50.000,00 € ( cinquenta mil euros ), divididos em pagamentos mensais a concluir em Novembro de 2012.

Apresentação do Balancete de Janeiro do Serviço de Ambulâncias ( SGTD ).

Apresentação Balancete de Janeiro das Actividades Desportivas.

Aprovada a proposta da Fonotel para a criação do sistema de ligação automática rede fixa- redes móveis por forma a baixar o custo das chamadas.

Aprovada a aquisição de equipamentos para os gabinetes do novo Centro Clínico.

Aprovada a renovação do domínio @bvalmocageme.pt do endereço electrónico da AHBVA.

Cerimónia dos 122 anos da AHBV Colares ( dias 9 e 18 de Março ): o Corpo Operacional da AHBV Almoçageme participará nas referidas cerimónias e foi  delegada a representação oficial no Presidente e Comandante.

Aprovada a decisão de não haver tolerância de ponto na AHBVA, para os funcionários operacionais e civis, na Terça-Feira de Carnaval.

Conta bancária da Secção Desportiva BVA: com o encerramento das Contas referentes a 2012, decidiu-se que, por motivos contabilísticos e jurídicos, a conta da Secção Desportiva dos Bombeiros Voluntários não pode continuar a ter conta bancária aberta em nome da AHBVA, pelo que a mesma deve ser encerrada e transferida para titulares a designar pela referida Secção Desportiva. 

Inventário da AHBVA. Considerando a ausência de inventário do património imóvel e móvel da AHBVA, facto que prejudica a Associação em termos patrimoniais, no decorrer de 2012  proceder-se-á ao referido inventário em duas fases complementares, iniciando-se após as obras em curso ( Centro Clínico, Comando e Central, Sala do Bombeiro, Secretaria, Sala Direcção ).

    a)     Inventário imobiliário : edificado ( projecto de arquitectura )      

    b)  equipamentos ( etiquetagem  patrimonial )         

    c)     Inventário mobiliário

 

Homologação da Passagem ao Quadro de Honra do Corpo de Bombeiros  do Bombeiro de 1ª Luis Manuel Albino Graça e Bombeiro de 2ª Fernando Torres Nunes.

Inauguração do Centro Clínico

    i)             Ponto de situação ( obras, equipamentos, instalação )

    ii)            Convites Oficiais

    iii)           Organização do Evento

AG da AHBVA

    i)             Formatação do Relatório Final

    ii)            Relatório do Conselho Fiscal

    iii)           Convocatória nos termos da lei ( data, documentos )

Apresentação do Mapa de Valores em dívida referentes a 2011 ( ARS, Hospitais, IPO, INEM )

Apresentação do Mapa de Pendentes transitados ( FAC, NCR )

 

MARÇO

Gestão de Tesouraria : a partir deste mês, efectuar-se-á uma gestão de tesouraria restrictiva, com o objectivo de garantir em permanência liquidez suficiente para os custos fixos e operacionais da AHBVA para um período de dois meses.

Apresentação do Mapa de Exploração do novo Centro Clínico

Apresentaçãp do Mapa de Exploração STGD de Fevereiro de 2012

Apresentação do Mapa de Exploração das Actividades Desportivas de Fevereiro de 2012.

Procedeu-se à análise do período de Julho de 2011 a Março de 2012 . Conclui-se que se atingiram quase todos os objectivos a que nos propusemos, seja em termos de gestão , seja em termos de actividades, tanto na Associação como no Corpo Operacional. Mas, aqui chegados, encerra-se um ciclo da nossa Direcção. Inicia-se uma nova etapa, a qual será tão exigente como a que agora encerrou, sobretudo devido às difíceis circunstâncias económicas, as quais, contudo, não servirão de alibi para que a Direcção continue a trabalhar para garantir que a AHBVA seja uma Associação de Bombeiros bem gerida e sempre apta a prestar o serviço à comunidade que é a razão da sua existência.

Analisou-se e debateu-se  o ano de 2012 , determinado as circunstâncias que temos de enfrentar.

        Pontos Fortes : Gestão Controlada, Novos Investimentos com reprodução de Receita já Executados

        Pontos Fracos : Quotas ( sistema de cobrança ), Tesouraria ( gestão programada em mínimos de libertação de meios )

        Oportunidades : Restaurante/Bar, Festa do Bombeiro, Protocolo com Monte da Lua, Acções de Formação Externa.

        Ameaças : Deficit da operação de Transporte de Doentes, diminuição dos subsídios da CMS, Alteração dos critérios de QREN

STGD : serviço de transporte de doentes

        i)  Análise do acordo entre a LBP e a ARS : conclui-se que não altera substancialmente os factores que provocam deficit na operação do transporte de doentes.

        ii)  Proposta : atendendo ao deficit actualmente existente no Serviço de transporte de Doentes ( Janeiro : 1.328,04 €  ; Fevereiro : 2.821,19 € ), o qual, projectando para 2012 poderá provocar um prejuízo acumulado em valor superior a 30.000 €, valor incomportável para a AHBVA, e considerando que o acordo estabelecido entre a LBP e a ARS não altera o deficit de gestão da actividade, a Direcção aprova a participação da AHBVA numa empresa de transporte de doentes a formar entre as AHBV do concelho de Sintra, única forma de evitar a extinção deste serviço na nossa Associação.

Mapa de Exploração do Centro Clínico : análise da cobertura financeira do deficit existente

Quotização : apresentação da evolução da quotização dos últimos quatro ano

        2008 : 13.619,55€ ;

        2009 : 44.819,55 € ;

        2010 : 50.382,83 € ;

        2011 : 27.967,97 € .

        Medidas a adoptar para em 2012 :

                i)  Cobrança Directa no Centro Clínico

                ii)  Plano Mensal de Quotização

                iii)  Avaliação da utilização de recursos externos para apoio à cobrança.

Novas Valências Médicas do novo Centro Clínico

                i)   Valências já negociadas : Ortopedia, Testes Psicotécnicos

                ii)  Valências em negociação : Cardiologia, Alergiologia

                ii)  Valências necessárias ainda não negociadas : Otorrino, Pediatria, Dermatologia

                iii)  Valências em Fisioterapia : Fisiatra, Fisioterapia, Medicina Desportiva, Osteopatia, Podologia, Tratamentos de Incontinência, Drenagem Venolinfática, Tai Shi, Body Balance

Dia do Bombeiro na Sarrazola : atandendo ao sucesso da iniciativa, a AE da Sarrazola decidiu que este Dia do Bombeiro será integrado anualmnete na Programação de actividades da Escola.

 

ABRIL

Centro de Treinos da Azóia : ponto de situação:  vai ser criada uma Comissão Instaladora em que estarão representadas a CMS ( Marco Almeida ), JFColares ( Rui Santos ), Protecção Civil Sintra ( Cte. Pedro Ernesto ), Secretariado Bombeiros ( Maurício Barra ), e as AHBV de Almoçageme ( Cte. Bruno Tomás ) e AHBV Alg/ MMartins ( Cte. Joaquim Leonardo ). 

Protocolo com o Monte da Lua 2012 : aprovado a assinatura do mesmo nas mesmas condições do ano passado. 

SGTD : serviço de transporte de doentes. Tomada de posição do Secretariado dos Bombeiros dos Concelhos de Sintra e Amadora: considerando o prejuízo incomportável registado por todas as AHBV, o Secretariado propõe a alteração do acordo entre a LBP e o MS; não havendo acordo, terá de considerar-se a redução do serviço, excluindo os serviços prestados à ARS. Aprovado por unanimidade.

QREN, programa regional POVT: as candidaturas não validadas são objecto de rescisão ( resolução do Conselho de Ministros nº32/2012, de 15 de Março ) : com esta disposição, a proposta da AHBVA anteriormente rejeitada fica sem efeito futuro. Proposta alternativa para aquisição de viatura VUCI: troca de três chassis ( 2 viaturas que iam ser vendidas, mais a que seria abatido na proposta do QREN ) por uma viatura múltipla de combate fogo florestal, fogo urbano e desencarceramento.

Criação do serviço de Imagem e Comunicação do Corpo Operacional da AHBVA ( Boletim Informativo, Site, FaceBook ). Aprovada a sua integração no site institucional da AHBVA. Responsável Operacional : José Vilar

Controlo Orçamental 2012 ( 1º trimestre ) e apresentação dos balancetes de Janeiro e Fevereiro de 2012 : com o atraso dos subsídios devidos referentes a Janeiro, Fevereiro e Março de 2012, a tesouraria da AHBVA está pressionada até ao limite, obrigando a uma gestão da carteira de fornecedores com prolongamento dos prazos de pagamento.

    i)    Medidas a tomar para eliminar o prejuízo de serviço de transporte de doentes: estabelecido um cronograma para diminuição gradual do serviço.

    ii)    Quotas: medidas a tomar para melhorar o sistema de cobranças: um bombeiro exclusivamente dedicado a todas as cobranças a partir de Abril de 2012

A direcção tomou conhecimento que, por imposição da TMN,  a renovação do contracto de cedência de espaço para antena da TMN terá de sofrer uma redução ( mínimo menos 16% ), sem o que a antena será removida.

Actividades Sociais e Comunidade

    a)  Anulação da Noite de Fados : anulação efectuada devido ao número insuficiente de reservas.

    b)  Santos Populares : decidiu-se organizar, em colaboração com as escolas de proximidade,, uma Festa de  S. Pedro para enquadrar os cortejos que as Escolas fazem tradicionalmente nesta data, como forma de angariar fundos para a AHBVA ( data 29, 30 e 1 de Julho )

    c)   Festa do Bombeiro em Agosto : decidiu-se reatar a tradicional Festa do Bombeiro, iniciando-se desde os procedimentos necessários para a organização do evento

Actividades Desportivas : A Direcção decidiu que as máquinas de café e de artigos alimentares  que estão colocadas na sede passam a ser geridas pelo pelouro do Desporto, revertendo os ganhos obtidos pelas vendas para as actividades desportivas da AHBVA

Nova viatura VUCI: devido ao financiamento QREN ter sido suspenso pelo MF, e não ter avançado a aquisição da nossa viatura VFCI02 pela  Ass. Florestal de VNCerveira, altera-se a disposição anterior. Assim proceder-se-á à troca das nossas viaturas VRCI ( AHBAveiro Novos ),  e VSAT ( AHBV Redondo ) , pela nova viatura VUCI com as valências de fogo urbano, desencarceramento e fogo florestal. A viatura que agora não vendemos, integrará o dispositivo de prevenção ao serviço do Monte da Lua no período de Verão na Serra de Sintra. 

Aprovou-se a alteração de transporte de água pela nova viatura de 12.000 lts para 80,00 €, por forma a ficar com preços idênticos aos prestados pelas outras corporações de bombeiros do concelho.

Aprovado o Mapa de Férias do pessoal civil da AHBVA. No decorrer do ano serão permitidas alterações desde que não o bom desempenho das actividades da AHBVA.

Lei dos Compromissos : Secretariado das AHBV de Sintra vai reunir com Director Financeiro da CMS para esclarecer as implicações que esta lei tem na gestão da AHBV.

Fiscalidade : havendo dúvidas na aplicação do IVA no exercício das actividades em uso no Centro Clínico, a Direcção irá esclarecer com o fiscalista da Exedra os exactos parâmetros a seguir na AHBVA.

Apresentação do balancetes de Março de Desporto.

Apresentação do balancete de Março de Transporte de Doentes.

Apresentação do mapa de atraso de recebimentos a haver pela AHBVA.  Valor total provisório = 44.848,71 €. Os constrangimentos que actualmente atravessa a AHBVA devem-se, na sua totalidade, ao atraso destes recebimentos.

Quotas : actualização do valor recebido até agora = 3.892,96 €.

Foram estabelecidos acordos com o Dr. Nelson Diogo ( Pneumologia ),  Dr. José Duarte ( Cardiologia / Ecocardiogramas ) e Drª. Arlete Andrade (Otorrinolaringologia ) para prestarem atendimento médico no novo Centro Clínico da AHBVA.

Concessão do bar do Pavilhão : por motivos económicos, e para viabilizar a actividade desportiva da AHBVA, a Direcção irá abrir concurso, no mês de Maio, para início do exercício em 1 de Agosto, incluindo nas contrapartidas  um valor mensal de renda.

Aprovação de um cartão de débito para a conta CGD do Desporto.

 

MAIO

DECIF 2012 : assinatura de carta colectiva das AHBV do concelho de Sintra sobre o IRS a pagar pelos funcionários em exercício de trabalho para GIPS. Aprovada com uma adenda ao texto na qual se especifica que as AHBV cumprirão as suas obrigações tributárias. 

Mapa de Exploração Contabilístico do 1º. Trimestre: deficit 138.000 €.  Principais razões:

    i)  62.000 € em obras e equipamentos no novo Centro Clínico pagos entre Janeiro e Março de 2012. 

    ii)  42.000 € a receber de subsídios referentes ao 1º trimestre não recebidos.

    iii)  deficit permanente do serviço de STD enquanto nos anteriores esta prestação de serviço dava superavit

Gestão Orçamental de emergência para 2012 : principais linhas de actuação

    i)    Redução deficit por incorporação dos subsídios devidos ainda não pagos ( 42.000 € )

    ii)    Redução conta fornecedores para o mínimo exigível que garante a operacionalidade da Corporação de Bombeiros

    iii)   Redução do serviço transporte de doentes : abatimento ao serviço da ambulância ABTD02 com 16 anos de serviço ; abatimento ao Serviço Transporte Doentes  da ABTM05, transformando-a em ambulância ABTD para substituir a 02.

    iv)   Criação de receitas adicionais ( Festa São Pedro, Festa do Bombeiro ). Receita previsional acumulada: dos dois eventos : 30.000 €

    v)    Saldo médio mensal positivo de 5.000 € no 2º trimestre de 2012. ( 30.000 € )

Gestão de Tesouraria para o mês de Maio: devido ao atraso da transferência de verbas do 1º e 2º trimestre da CMS para a AHBVA, todas os depósitos em tesouraria terão de ser cativados para o pagamento dos custos fixos do mês de Maio ( ordenados, custos de energia e comunicação, custos de manutenção operacional )

Apresentação do Mapa de Exploração de Transporte de Doentes do mês de Abril ( saaldo negativo de  - 2.852,91 € )

Apresentação do Mapa de Exploração do Desporto do mês de Abril ( saldo positivo de + 717,82 € )

Apresentação do Mapa de Exploração do Centro Clínico do mês de Abril ( saldo positivo de 2.239,05 € )

Lei dos Compromissos: o fiscalista da nossa assessoria contabilística informa-nos que as AHBV não são abrangidas por esta legislação

Jardim Infantil da AHBVA : devido a actos de vandalismo que têm deteriorado equipamentos que são para benefício de todos, o acesso ao jardim e jardim infantil fica vedado entre as 20,00 hrs e as  8,00 hrs.  Serão colocados avisos no local informando da interdição.

Actividades de Assistência Social e Saúde

Confirmação de que o objecto social da AHBVA “para além do fim humanitário, a Associação poderá, individualmente, parceria, ou por qualquer outra forma societária legalmente admissível, desenvolver actividades no âmbito da saúde “, pelo que fica esclarecida a não aplicação de IVA aos actos médicos, os quais estão também isentos de IVA.

Actividades Desportiva

    a) Mapa de novos preços de andebol e escolas de futebol para 2012 e 2013. Aprovado

    b) Futebol : aprovada a angariação de um treinador a custo zer

Representações : reunião do CODIS , às 21,00 hrs, dia 11 de Maio, em Sobral de Monte Agraço. Representantes : Presidente e Comandante AHBVA

Estratégia AHBVA 20

    i)  Em sequência da reorganização que o Governo tem intenção de implementar para a actividade operacional das AHBV portuguesas, a AHBV de Almoçageme, por forma a que fique salvaguardada a sua capacidade futura em todos os dispositivos operacionais que envolvam a nossa área de intervenção, vai elaborar um projecto operacional a longo prazo  que inclua todas as valências existentes e potenciais

    ii)  Objectivo do projecto estratégico: colocar a AHBVA num desempenho fundamental e incontornável em diferentes áreas de actuação, tornando imprescindível a sua existência.

Aquisição de VUCI, chassis Mercedes Benz Atego 1226, $X$, cabina dupla e com suportes para aricas. Proposta de Jacinto LDA : 95.000 €. Aprovada condicionalmente, aguardando confirmação por escrito da AHBVAveiro Novos e da ENB da compra das viaturas cuja venda já está acordada.

Transformação de viatura Land Rover. Proposta Jacinto : 15.000 €. Aprovado. Cobertura financeira assegurada

Proposta adicional para aquisição de sistema de indução de espuma automática e de um gerador de 7 Kva. Recusada.

Proposta de transformação da ABTM para ABTD. Aprovada. Cobertura financeira assegurada.

Contrato com Monte da Lua para participar no dispositivo de prevenção em 2012 : aprovado.

Seguros de infantes e cadetes : propostas da Açoreana, Allianz. e Império/Bonança. Ganhou a proposta da Império/Bonança pelo valor de 4,01 € por infante/ano, com 75,00 € de franquia

Procissão Nª Srª Fátima : organização da participação da AHBVA. Representação : Presidente, Tesoureiro, 2º Comandante, formatura de Bombeiros em Farda de Gala.

 

PONTO EXTRAORDINÁRIO

Devido às notícias que recentemente têm vindo a público, a AHBVA informa os seus associados e a população da área de intervenção operacional que :

    - A Direcção e Comando da AHBV de Almoçageme nunca, e em circunstância alguma, se demitirão das suas funções, pois os nossos Corpos Sociais respondem perante os associados que os elegeram e não perante os Presidentes e Comandos de outras Associações;

    - A Direcção e o Comando da AHBVA, independentemente de em coordenação com as outras AHBV do Concelho de Sintra procurar obter condições mais favoráveis para o exercício das actividades operacionais dos nossos Bombeiros, em circunstância alguma deixará de prestar, em estado de prontidão permanente, o socorro às nossas populações e ocorrer, com todos os meios ao nosso dispor, a todas as situações de emergência para as quais formos solicitados.

    - em relação ao DECIF 2012 , continuaremos a participar no dispositivo em estado de prontidão permanente para cumprir as obrigações de socorro e emergência que são da nossa responsabilidade, em coordenação com a ANPC.

JUNHO

Apresentação do Mapa de Exploração até maio de 2012.

Apresentação da Conta de Exploração do Centro Clínico de Maio de 2012

Apresentação da Conta de Exploração do Desporto de Maio de 2012

Apresentação da Conta de Exploração do STD de Maio de 2012.

Aprovação de uma circular de aviso aos utentes dos telemóveis pagos pela AHBVA de que, quando cessarem os contractos actuais, os mesmos deixaram de ser encargo da Associação, revertendo a respectiva responsabilidade para cada um dos utentes.

JULHO

A Direcção deliberou que durante os meses de Julho e Agosto as reuniões de Direcção terão uma periodicidade quinzenal, havendo lugar para todas as reuniões extraordinárias e suplementares que se considerem necessárias. A Direcção estará permanentemente no desempenho das suas funções, não havendo período de férias.

Actividades Operacionais

    a)       Venda da viatura VCOT para os AHBV do Estoril. Em sequência da transformação do nosso Land Rover, com a integração de kits de emergência, transformando-o em VETA em estado de prontidão para resgate, fogo florestal e fogo urbano, decidiu-se aceitar a proposta dos AHBV do Estoril para realizar os fundos necessários para a adaptação referida

    b)       STGD : recebimento e avaliação da legislação definitiva sobre o acordo estabelecido sobre o transporte de doentes não urgentes : Despacho 8795/2012 e Despacho 8706/2012 de 29 de Junho.

Obras da nova Central dos Bombeiros ( nas antigas instalações do Posto Médico ): terão início em breve das obras de reconversão da nova central de operações, nas antigas instalações do antigo posto médico, por forma a que se proceda à sua inauguração no próximo aniversário da AHBVA. A cobertura financeira é assegurada por um conjunto de donativos.

Abertura de concurso para exploração do Bar do Pavilhão, período de 1 de Agosto de 2012 a 31 de Julho de 2013. Definição dos termos do concurso e afixação pública do anúncio.

Quotas : reavaliação do sistema de cobrança . Considerando que não está a ter a eficácia pretendida o actual sistema de cobrança de quotas recorrendo aos meios internos da AHBVA, decidiu-se convidar um responsável externo para proceder à referida cobrança. Aprovação dos termos de acordo.

Cadeira de Dentista : avaliação das propostas apresentadas. Aprovada a proposta apresentada por  ATP no valor de 3.800,00 €, incluindo IVA.

Festa de S. Pedro : resultados e procedimentos administrativos. Saudamos e agradecemos todos os bombeiros que tornaram possível esta iniciativa, assim como todos os que nela participaram aceitando o convite para estarem presentes na Festa de S.Pedro.

PAAHBV – Ante.Projecto de Regulamento Municipal do Programa de Apoio às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Sintra

    i) A Direcção deliberou que só aceita alterações ao valor das contribuições por parte da CMS desde que não afecte o valor dos actuais subsídios recebidos pela AHBV de Almoçageme, sem os quais a sobrevivência económica da nossa Associação ficaria em causa;

    ii) Provou elaborar propostas de alteração ao texto do protocolo em coordenação com as outras AHBV do Concelho de Sintra

Gabinete de Comunicação e Imagem do Corpo Operacional da AHBVA

    i) Aprovou o modelo e o programa de gestão do novo Gabinete de Comunicação e Imagem do Corpo Operacional da AHBVAlmoçageme

    ii) Deliberou sobre a formatação do seu conteúdo, o formato de integração no site da AHBVA e a criação suplementar de uma página de FaceBook institucional no âmbito do GCI do CO

Apresentação da Conta de Exploração Mensal de Desporto ( Junho de 2012 )

Apresentação da Conta de Exploração Mensal do Centro Clínico ( Junho de 2012 )

Apresentação da Conta de Exploração Mensal do Transporte de Doentes ( Junho de 2012 )

Quotas : avaliação do sistema de cobrança em execução. Definição do conteúdo do acordo a estabelecer com os cobradores externos efectivos

AGOSTO

Pracesso EASYDENTIC : fomos informados pela empresa Easydentic, com a qual a AHBVA tem um longo processo de negociação do contrato estabelecido pela anterior Direcção, que a mesma agora integra um novo grupo internacional na área da segurança, a empresa francesa SAFETIC. A nova empresa quer estabelecer com a AHBVA um acordo que resolva o contencioso existente, pelo que nos solicitou uma reunião para iniciar o processo de negociação. Em reunião da Direcção com a  SAFETIC ficou estabelecido que a AHBVA iria informar sobre o valor mensal e global que a tesouraria da AHBVA permite libertar para o efeito.

Assinatura do Protocolo ECOÀGUA com o  SMAS de Sintra

Processo SAFETIC( sistema de segurança EasyDentic) : aprovada proposta de acordo sobre a dívida existente.

Atenta à dificuldades económicas que a AHBVA atravessa , após um período longo e intenso de negociações, a empresa SAFETIC aceitou a nossa contraproposta de pagamento de 250,00€ mensais ( duzentos e cinquenta euros) durante sessenta meses, perfazendo o total de 15.000,00€. Com este acordo é resolvido o anterior contracto, sendo substituído por um novo no valor acordado.

Com este acordo, o contracto estabelecido pela anterior Direcção no valor total de 81.180,00 €uros, fica reduzido ao valor de 54,237,00 euros ( poupando a AHBVA  o valor de 26.943,00 euros )

Cobrança de Quotas : apresentação do mapa de cobranças do primeiro mês de trabalho da nova equipa de cobradores : A Direcção reconhece que o bom trabalho desempenhado pela equipa de cobradores pode ser a solução definitiva para um problema que se arrastava Há longos anos na AHBVA

Pedido de apoio à CMS para manutenção do Parque Infantil Público localizado na quinta da AHBVA.

Aprovado Aditamento ao Contrato de Prestação de Serviços com a Medicare 

Hospital Dr. Fernando Fonseca, concurso para aquisição de serviço de afectação de ambulâncias : a AHBVA não tem condições de participar sozinha neste concurso. 

Apresentação Mapa Exploração Julho Centro Clínico

Apresentação Mapa Exploração Julho Desporto

Apresentação do Mapa de Expolração Julho SRD

Mapa de Cobranças de STD privados em dívida : aprovada a entrega das cobranças vencidas até 31 de Dezembro de 2011 aos cobradores da AHBVA, nas mesmas condições acordadas para a quotas.

Comemorações do Aniversário da AHBVA em 23 de Setembro de 201

    i)  Convites : lista idêntica à de 2011

    ii) Organização do evento : inclui o baptismo da nova viatura VUCI e a inauguração das novas instalações do Comando Operacional.

    iii) Sócio de Honra : aprovada por unanimidade a atribuição do Diploma de Sócio de Honra da AHBVA ao Presidente da CMS, Prof. Fernando Reboredo Seara.

    iv) Medalha de Ouro da AHBVA : aprovada por unanimidade a atribuição da Medalha de Ouro da AHBVA a José Humberto Nunes Corvo.

    v)  Diplomas de Mérito : lista definitiva a concluir na primeira semana de Setembro.

    vi) Jantar da AHBVA em 19 de Setembro: aprovado 

Recolha   anual do Instituto Superior de Sangue marcado para o próximo dia 8 de Setembro.

Protocolo para prestação de serviços de Oftalmologia e de Exames Visuais computorizados .  Estabelecido acordo que envolve a prestação de consulta médica de oftalmologia,  serviço gratuito de Exames Visuais computadorizados semanais para todos os utentes do Centro Clínico e show-room de produtos ópticos.

Protocolo com a Agência Funerária S. João das Lampas : Estabelecido acordo  no qual é atribuído desconto de 10% para todos os associados da AHBVA.

Festa da N.Sª da Graça : aprovado o apoio solicitado pela Comissão de Festas ( participação de honra na procissão, parqueamento, lançamento de fogo de artifício ).

 

 

SETEMBRO

Pagamento de horas suplementares. Em cumprimento da nova legislação, o pagamento será actualizado para as novas percentagens, abrangendo todos os funcionários da AHBVA.

Aquisição de central electrónica para o novo Centro de Comando : após consulta ao mercado, optou-se pela empresa que mais garantias oferecem, seja na qualidade dos equipamentos seja na assistência pós-venda. Adjudicado à empresa SWR (  fornecedora da ANPC ) pelo valor de 13.700,00 €uros.

A adjudicação inclui : mobiliário técnico, sistema de alimentação 12 VCD, UPS, 2 rack’s, antenas para rádios, cablagens, sistema de som de chamada, consola de rádio, consola de toques e comando de portões, monitores para PC, estação meteorológica, instalação de equipamentos e assistência pós-venda.

Organização da Cerimónia do Aniversário da AHBVA

    i)   Mestre Cerimónia : Isabel Silva

    ii)  Colares de Honra. Local : Adega Baeta . Ementa : confeccionada na AHBVA

    iii) Sócio Honorário : Presidente da CMS, Prof. Fernando Reboredo Seara. ( diploma e medalha )

    iv) Medalha de Ouro da AHBVA : de acordo com os Estatutos, a Medalha de Ouro aprovada por unanimidade para condecorar José Humberto Nunes Corvo deverá ser proposta pela Direcção à Assembleia Geral da AHBVA, a qual votará a sua a atribuição.

    v)  Sócios Beneméritos ( diploma + pin  ). Lista provisória : Exedra, Funerária São João das Lampas, Eduardo Marcelino, Parques de Sintra - Monte da Lua e Comendador João Francisco Justino.

    vi) Jantar dos bombeiros, funcionários e corpos sociais da AHBVA em 19 de Setembro. Local : Vítor Cerqueira. Orçamento aprovado.

Apresentação Mapa Exploração da AHBVA até Julho de 2012

Apresentação Mapa Exploração Agosto Desporto

Apresentação do Mapa de Exploração Agosto Centro Clínico

Apresentação do Mapa de Exploração Agosto STD

Aquisição de antivírus para o server da AHBVA : aprovado

Depósito de Roupas para Ofertas da Comunidade : aprovado com localização na traseira do Museu do Morris.

Parque Infantil : esclarecimento ao serviço jurídico da CMS para deferimento do apoio à manutenção do Parque Infantil por parte da CMS.

A Direcção e o Comando da AHBVA agradecem a todos os que nos acompanharam nas cerimónias do 117º aniversário da nossa Associação - associados, bombeiros, beneméritos, entidades oficiais e companheiros de outras associações -, ficando penhores das mensagens que nos foram dirigidas, garantindo, com o nosso trabalho, a confiança com que nos honraram. 

Proposta da ArraiolTagus para localizar na sede da AHBVA um ponto de recolha de REE’S ( resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos ) : recusada.

Apresentação e análise da Conta do Exploração do novo Centro Operacional de Comando. 

Servidor da AHBVA. Tendo em consideração que está concluída e completa a informatização de todos os postos de trabalho da AHBVA ( centro operacional, direcção, serviços secretaria, centro clínico, centro formação ), aprovou-se a regularização das licenças para todos os usuários, a aquisição de novo software para o servidor central em substituição do anterior que está desactualizado e a aquisição de antivírus sistémico para o servidor e todos os usuários. Aprovada a proposta apresentada Q.L INFOR.

Apresentação do filme promocional dos Bombeiros de Almoçageme, elaborado pelo gabinete de Comunicação e Imagem da AHBVA ( 16 min ). Decidiu-se completar o filme seguindo um guião a definir pela Direcção e o Comando, de modo a que nele fique evidente o esforço contínuo ao longo de 117 anos dos bombeiros e da comunidade de Almoçageme em prol da AHBVA, com testemunhos do passado recente, assim como demonstração das capacidades operacionais actuais dos Bombeiros de Almoçageme.

Elaboração do Folheto Institucional do Centro Clínico : estando confirmadas todas as valências médicas que necessitamos para o novo Centro Clínico, vai ser elaborado e distribuído a todos os associados da AHBVA o respectivo folheto institucional, assim como folhetos de promoção do Centro de Fisioterapia, Serviço de Optometria e novos horários do Centro Clínico. No mesmo mailing também se procederá à divulgação do acordo estabelecido com a Funerária da São João das Lampas no qual estão previstos reduções de preço para os associados da AHBVA ( que, como é óbvio, desejamos que sejam usufruídos o mais tarde possível por parte dos nossos associados) 

OUTUBRO

Parques e Estacionamento da AHBVA: com a conclusão das obras do novo centro de Comando e para que seja eficaz o controlo de operações a partir do novo Centro de Comunicações, o parqueamento dentro do quartel fica restringido e reorganizado a partir do dia 15 de Outubro, do seguinte modo :

    i)    Parada Um : Direcção, Comando e Piquete

    ii)   Parada Dois : Bombeiros, Funcionários e Convidados

    iii)  Parada Três : Médicos, Utentes do Centro Clínico

Substituição da perca de subsídio de 50% nas horas extraordinárias de sábado por parte dos funcionários operacionais: considerando que ao longo dos dois últimos anos não foi possível proceder a aumentos anuais de ordenados dos funcionários da AHBVA, a recente decisão do Governo de diminuir para 50% as horas extraordinárias trabalhados aos sábados vem prejudicar gravosamente quem se dedica à AHBVA. Apesar das dificuldades económicas que enfrenta, a Direcção decidiu colmatar o valor perdido pelos seus funcionários, substituindo-o por prémios de assiduidade de valor equivalente. A decisão é retroactiva ao mês de Setembro.

Processo Parfip : para efeitos de prevenção jurídica, a Direcção decidiu solicitar uma declaração à SafeTic mencionando que o actual contracto de equipamentos de segurança e vigilância substitui a anula o anterior estabelecido com a EasyDentic, em substância e valores. Esta declaração será apensa ao actual contracto.

Renegociação de fornecimento de combustíveis com a Repsol, em conjunto com o Centro Social da Paróquia de Colares e Exército de Salvação. : Não tendo sido aprovada a proposta da AHBVA de construir-se um depósito subterrâneo devido ao esforço financeiro não corresponder ao valor previsível de consumo anual agregado, e após ter sido analisada uma contraproposta da BP, cujas condições não eram tão favoráveis como as que a Repsol apresentou, estabeleceu-se uma nova plataforma de entendimento com a Repsol para colocação de depósitos externos em cada uma das instituições, aumento do desconto actualmente existente e distribuição de cartões de desconto a todos os associados da AHBVA. Esta proposta será apresentada ao Centro Social da Paróquia de Colares e ao Exercito de Salvação, cuja parceria é imprescindível para obter o plafond de consumo suficiente para obter o desconto proposto. Aprovado.

Prémios de Assiduidade : Após reunião com a assessoria de contabilidade, confirmou-se que a redução do pagamento das horas extraordinárias decretado pelo Governo não é vinculativo, pelo que, para efeito de simplificação de registos, continuar-se-á a proceder como anteriormente ( sem desconto ), não sendo necessário substituir o valor perdido por prémios de assiduidade. Aprovado.

Mapa de Exploração da AHBVA ( 2º quadrimestre ) 

    i)  Procedimentos IVA . Considerando as novas disposições aprovadas, irá proceder-se à avaliação da lei e da elegibilidade para as Associações Humanitárias. Se necessário, proceder-se-á à convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária para de proceder à alteração dos Estatutos por forma a salvaguardar os interesses da AHBVA.

    ii)  Património Móvel : iniciou-se a constituição das fichas de todo o património móvel da AHBVA, de acordo com a sua compatibilização contabilística. Esta acção estará concluída em Novembro de 2012, por forma a que o património seja reavaliado para o valor real, melhorando os indicadores de solvabilidade da AHBVA

    iii)  Quadro Indicadores Fundamentais: estabeleceu-se com a Exedra que o Relatório de Contas de 2012 incluirá o Quadro dos Indicadores Financeiros Fundamentais da AHBVA, por forma a que  os associados tenham a Informação cabal sobre a situação financeira e patrimonial da AHBVA.

    iv)   Avaliação da projecção dos resultados finais da Conta de Exploração de 2012

    v)    Facturas extemporâneas enviadas pela Parfip : devolução à procedência acompanhadas com a declaração da SafeTic de que o actual contracto substitui e revoga o anterior em substância e valores a partir de Setembro de 2011.

Análise do Movimento de Cobranças : em 2012, até à semana em curso, procedeu-se à cobrança de quotas no valor total de 40.204,43 Euros. 

Centro Clínico : início dos contactos para integrar no Centro Clínico as valências médica de Ortopedia e Medicina do Trabalho.

NOVEMBRO

Acordo com o SMAS para inspecção de hidrantes ( marcos de incêndio ): tendo cessado o contracto existente, incluir este assunto nas acções do Secretariado para acordo conjunto com todas as corporações dos bombeiros do Concelho de Sintra.

Almoço de Natal dos Bombeiros de Almoçageme : marcado para dia 16 de Dezembro, nas instalações da AHBVA, para os bombeiros e funcionários da AHBVA e respectivos familiares directos.

Isenção de Taxas : pedido de isenção de taxas da CMS devido ao estatuto de utilidade pública.

Enquadrado nas acções do Gabinete de Comunicação e Imagem da AHBVA, a Direcção decidiu elaborar filmes documentais sobre a comunidade de Almoçageme. Os dois primeiros documentários serão sobre testemunhos directos de dois proeminentes habitantes de Almoçageme : engº José Valério ( História Contemporânea de Almoçageme ) e Fernando Rilhas ( História e Viticultura dos Vinhos de Colares ). Ambos aceitaram o convite e em breve iniciaremos  com os próprios a definição dos respectivos guiões e as respectivas filmagens, as quais se processarão ao longo dos próximos meses.

Cobertura do Pavilhão : os trabalhos de impermeabilização dos algerozes e revisão das placas de cobertura ficarão concluídos no decorrer do mês de Novembro.

Recepção dos documentos contabilísticos do donativo da Renault no valor de 140.000 Euros, referentes ao veículo VTTR/02, autotanque de 12.000 litros, para contabilização no exercício de 2012. ( documentos em anexo ). Aprovado.

Horas de Trabalho prestadas gratuitamente pelos Bombeiros nas obras executadas no decorrer de 2012: a Direcção aprovou que se efectue a contabilização, a preços de mercado, das horas efectuadas pelos bombeiros de Almoçageme nas obras efectuadas no quartel em 2012, para apresentação pública do valor total do donativo e integração no registo contabilístico da AHBVA. Aprovado.

Projecto de Licenciamento/Legalização dos vários espaços onde funciona o Quartel de Bombeiros de Almoçageme: Proposta de Prestação de Serviço do Artº Carlos Reis : aprovada

Proposta Repsol : por iniciativa do Comando e do Presidente, e no âmbito do exercício de Coordenação do Secretariado dos Bombeiros do Conselho de Sintra, decidiu-se solicitar uma proposta de valores de desconto abrangendo todas as Corporações de Sintra elegíveis para o efeito. Será também contactada a Galp e a BP para apresentarem contrapropostas.

Em cumprimento da legislação fiscal em vigor, a AHBV de Almoçageme fica isenta de pagamento de IRC se, nos seus Estatutos, estiver estipulado que o resultado de todas as actividades desenvolvidas reverterem para fins humanitários. Após uma apreciação jurídica dos nossos Estatutos, fica evidente que o seu articulado não é explícito nesta matéria, o que poderá obrigar a AHBVA a pagar 25% de IRC sobre todas as receitas que obtenha e que não tenham origem em subsídios institucionais para o desempenho da sua actividade operacional.

Para resolver esta situação, a Direcção decidiu propor ao Presidente da Assembleia Geral, Prof. Correia de Campos, a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária da AHBVA, cujo ponto único será uma proposta da Direcção de uma nova redacção deste ponto dos Estatutos. A data proposta é a de 14 de Dezembro de 2012, às 21,30 hrs, nas instalações da AHBV de Almoçageme.

Parecer da AHBVA ao Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios do Concelho de Sintra. Aprovado parecer que o Presidente e o Comandante irão apresentar na reunião da Protecção Civil no próximo dia 26 de Novembro

Junta de Freguesia de Colares: atribuição de apoios financeiros. A direcção decidiu pedir um subsídio para apoio aos custos onerosos que a AHBVA vai despender na prestação de serviços em trabalhos de arquitectura para o projecto de Licenciamento e Legalização dos vários espaços onde funciona o Quartel de Bombeiros de Almoçageme, incluindo o Pavilhão Desportivo de Almoçageme.

Aplicação da Legislação Fiscal. De acordo com as novas disposições, a AHBVA terá de pagar IVA a 23% sobre todas as comissões a receber sobre cedências de espaço. Nessa conformidade, as comissões a receber pela AHBVA para cedência de espaço para o exercício de actos médicos passarão a ser oneradas com IVA a 23%. Aprovado.

Preço das Consultas para Bombeiros e Funcionários da AHBVA no Centro Clínico

    i)  Clínica Geral : gratuita

    ii) Especialidades : valor por especialidade de acordo com tabela que pode ser consultada no Centro Clínico.

 

DEZEMBRO

Avaliação do Património da AHBVA em parceria com a Exedra. Pagamento contra entrega de donativo igual à totalidade da factura. Aprovado.

Aprovação do novo texto do Artº. 3ª dos Estatutos, para deliberação da Assembleia Geral da AHBVA, com o seguinte texto :                                                                                                                     

A proposta foi aprovada por unanimidade na Assembleia Geral Extraordinária realizada em 14 de Dezembro de 2012.

Agressão perpetrada ao vice-Presidente Desportivo durante o jogo de andebol entre o AHBV Almoçageme e o Boa-Hora. Toda a Direcção solidarizou-se com o Vice-Presidente, o qual, no exercício das suas funções graciosas de serviço à comunidade, foi agredido de uma forma abrupta e injusta por um indivíduo identificado no local pela GNR. A Direcção apoia a apresentação de queixa formal de agressão na GNR  e accionará as medidas julgadas convenientes pela assessoria jurídica da AHBVA.

Representações : Cerimónia de apresentação da viatura VCOT vendida pela AHBV de Almoçageme à AHBV do Redondo: Presidente Maurício Barra e Comandante Bruno Tomás.

Actualização de salário de Mónica Alexandre Lourenço Silva.. Com esta decisão, a Direcção visa resolver uma injustiça existente e, sobretudo, honrar a permanente disponibilidade e a qualidade de trabalho que a referida funcionária tem desempenhado desde sempre na AHBVA. Aprovado por unanimidade.

Tesouraria : ao longo de 2012 a Direcção tem efectuado um apertado controlo da gestão de tesouraria com um duplo objectivo: pagamento de todas as responsabilidades devidas às entidades fiscais e aos fornecedores e prover à poupança por forma a melhorar as reservas da AHBVA. Assim para encerrar o ano económico de 2012, a Direcção decidiu: 

    i)  Pagar todas as facturas ainda remanescentes de  2012até ao próximo dia 28 de Dezembro ( com excepção das contas correntes em curso nas quais se encontram ainda saldos a estabelecer entre débitos a pagar e créditos a haver );

    ii)  Transferir para a conta a prazo da AHBVA o valor de 20.000,00 Euros da conta corrente de tesouraria, aumentando-a as nossas reservas para o valor efectivo de 70.0000,00 Euros.

Quotização : devido à alteração do sistema de cobranças, registou-se em 2012 um aumento substancial de quotas cobradas. O valor bruto final do ano atinge o montante de 53.040,43  Euros.Também foi deliberado que, nos três primeiros meses de 2013, os cobradores procedam ao recebimento dos serviços de ambulância em atraso dos últimos anos.

Isenção de Horário: tal como no ano anterior, a Direcção da AHBVA concederá isenção de horário aos funcionários num dos dias ( 24 ou 31 de Dezembro ), pelo que as equipas de trabalho deverão organizar  os respectivos turnos por forma a que os serviços da AHBVA estejam disponíveis aos utentes.  

Registo disciplinar da Federação de Andebol de Portugal relativo à invasão de campo e agressão ao vice-presidente da AHBVA :

    - 750,00 Euros de multa;

    - Suspensão da classificação da equipa da AHBVA;

    - Interdição preventiva do recinto desportivo;

    - Obrigatoriedade de requisição de forças policiais com pagamento integral dos   encargos daí resultantes. 

 Em resultado desta decisão, a Direcção deliberou:

    i)  Ao abrigo do Argº 9º, ponto 1, alinea L,  e do do Artº. 10º, ponto 1, alinea B, dos Estatutos da AHBVA, advertir o agressor do Vice- Presidente da AHBVA que até ao di30 de Junho de 2013 poderá ser formalizada a queixa de agressão na GNR se utilizar as instalações desportivas da AHBVA;  

    ii) A próxima vez que se verificar invasão do campo de jogos da AHBVA, a Direcção deliberará sobre a continuação ou não de desporto federado no âmbito das Actividades Desportivas da AHBVA.

Celebração do Contracto de cedência de espaço no Bar do Pavilhão. Aprovado os termos do contracto.

Deliberação sobre os orçamentos recebidos para obras no Bar do Pavilhão.

    i)  Construção de tecto falso. Adjudicado à empresa Mecanobloc pelo valor de 1.263,08 Euros c/IVA;

    ii) Isolamento do Bar com estrutura d alumínio. Adjudicado à empresa Antagon Alumínios pelo valor de 2.928,94 Euros c/IVA;

    iii) Seguro de Responsabilidade Civil. Decidiu-se pedir uma reavaliação da proposta recebida para o total de 500 pessoas.

Representações, 121º Aniversário da SRMA : Presidente Maurício Barra, Vice-Presidente Carlos Gonçalves.